19 outubro, 2020
|
Curiosidades
Como funciona o tratamento de água em uma cervejaria?
A produção de cerveja exige muitos cuidados com a água. Veja alguns dos principais processos de tratamento que a água passa em uma cervejaria
O tratamento e a purificação da água são processos fundamentais em diversas indústrias. Uma delas é a indústria cervejeira. Para produzir cerveja e garantir o bom funcionamento dos equipamentos utilizados para esse fim, é preciso que a água utilizada passe por processos que retirem as impurezas, equilibre seu PH e garanta sua estabilidade microbiológica.
Tratamento de água em uma cervejaria
Aqui estão alguns dos processos mais importantes durante o tratamento da água em uma cervejaria: Para tratar a água que será usada diretamente na produção de cerveja, os processos necessários dizem respeito, principalmente, a:- Remoção de ferro e manganês: esses elementos podem causar sabor metálico, prejudicar a levedura e alterações no sabor.
- Correção do pH: o pH correto é importante principalmente para o processo de mosturação, que consiste na extração do mosto (o malte já sem os açúcares que este possui naturalmente).
- Remoção do cloro: além de prejudicar a superfície dos equipamentos, o cloro presente na água pode ser prejudicial também para elementos como o lúpulo e o malte.
- Desmineralização: processo importante para a produção de cervejas mais autorais. A água pode ser desmineralizada para então ser novamente mineralizada da forma que se deseja. Este procedimento é feito através da osmose reversa.
- Remoção de cálcio e magnésio: estes elementos aumentam a “dureza” da água. Embora isso não seja necessariamente ruim para a produção da cerveja em si, estes elementos podem causar danos aos equipamentos utilizados na produção.
Conteúdos relacionados