Voltar
Resina catiônica, aniônica e mista: conheça a diferença entre elas

17 setembro, 2021

|

Produtos

Resina catiônica, aniônica e mista: conheça a diferença entre elas

Saiba qual é o papel das resinas no tratamento de água Um dos elementos mais importantes no tratamento de água é a resina. Mas não existe apenas uma, mas sim três principais: a resina catiônica, a resina aniônica e a resina mista. O que são essas resinas e qual é o papel de cada uma delas no tratamento de água? Confira!

O que é uma resina? 

A resina natural é uma substância viscosa, um tipo de secreção, que é produzida por vegetais. Existem diversos tipos de resinas, como oleorresinas, resinas de goma etc.  Também existem resinas sintéticas, ou seja, resinas produzidas em laboratório a partir de polímeros. Esses compostos são utilizados para produção de tintas, adesivos e também no tratamento de água.

Resina catiônica, resina aniônica e resina mista

As resinas sintéticas que são destinadas ao tratamento de água são três: resina catiônica, resina aniônica e resina mista. Conheça tudo sobre cada uma delas e as diferenças.

Resina aniônica

A resina aniônica é um composto que é responsável por capturar ânions, ou seja, íons negativos que podem estar presentes na água. Ele é eficiente para remover sulfatos, cloretos e nitratos da mistura.

Resina catiônica

A resina catiônica, por sua vez, é responsável por capturar os cátions, ou íons positivos. Cálcio, ferro e outros metais são alguns dos íons que são removidos da água pela resina catiônica. Existem dois tipos de resinas catiônicas: as mais ácidas (que contam com ácido sulfônico) e as menos ácidas (que contam com ácido carboxílico). As mais fortes removem a dureza permanente da água, enquanto as menos ácidas removem temporariamente. Para desmineralização, é recomendado usar a resina mais ácida.

Resina mista

Como o nome diz, a resina mista é uma mistura entre os dois tipos de resina. Na Vexer, a resina mista está disponível na proporção de 60% de resina aniônica e 40% de resina catiônica.  É uma forma mais prática de usá-la nos sistemas de tratamento de água, já que ambas são necessárias.

O papel das resinas no tratamento de água

Dentre os procedimentos de tratamento de água, um dos mais procurados na indústria é a desmineralização. Neste procedimento, a água não é apenas filtrada, mas completamente deionizada - ou seja, todos os íons dissolvidos são removidos, de modo a obter uma água completamente pura. É aí que entra o papel da resina catiônica e resina aniônica. Essas resinas são usadas para absorver os íons dissolvidos presentes na água. Dessa forma, a resina aniônica captura íons negativos e a resina catiônica captura os íons positivos.  Juntamente com a zeólita e o carvão ativado, a resina desempenha o papel de um dos elementos filtrantes para a obtenção da água pura. Encontre as melhores resinas e demais consumíveis e produtos para os sistemas de tratamento de água no site da Vexer. Entre em contato!