Voltar
Água conduz eletricidade? Saiba para que serve o condutivímetro

16 março, 2021

|

Produtos

Água conduz eletricidade? Saiba para que serve o condutivímetro

A condutividade é indicada pela quantidade de sais e íons presentes em uma solução Você conhece o condutivímetro? Este aparelho medidor é amplamente utilizado na indústria de tratamento de água. Conheça mais sobre o condutivímetro neste texto da Vexer!

Para que serve o condutivímetro?

Este equipamento é um medidor que pode ser aplicado tanto no solo quanto na água. Sua função é medir a condutividade elétrica das amostras.

O que é condutividade elétrica?

A condutividade é a corrente elétrica que uma solução apresenta. Ou seja, a capacidade do material em conduzir eletricidade. Alguns elementos podem contribuir para aumentar a condutividade de materiais - é o caso dos sais dissolvidos.

Então, a água conduz eletricidade?

Sim! A água, como diversos recursos, é um material que conduz energia elétrica. A condutividade da água, no entanto, é alterada de acordo com a quantidade de sais e íons dissolvidos na água. 

Como funciona o condutivímetro?

Este medidor funciona de uma forma simples. Ele é equipado de uma sonda, que ao entrar em contato com a água, mede a tensão entre os dois eletrodos que estão dentro da sonda. Nos sistemas de tratamento de água, o condutivímetro serve para garantir a pureza do líquido.  Assim, sempre que a tensão estiver alta, isso é um indicativo de alta presença de sais e íons dissolvidos na água, que aumentam a condutividade do material.  Em sistemas de tratamento de água voltados para os laboratórios e indústrias, é fundamental que a água se encontre não apenas destilada mas também desmineralizada - ou seja, sem a presença de sais dissolvidos. Leia também: Aprenda a diferença entre água destilada e desmineralizada Agora que você já sabe para que serve o condutivímetro, confira os modelos disponíveis no site da Vexer. Por lá, você encontra muito mais produtos para sistemas de tratamento de água.